FEMEC 2025

Animais de elite que lideram o ranking nacional serão expostos na feira

            Uma das novidades da 5ª Femec, que será realizada entre os dias 29 de março e 1º de abril, no Parque de Exposições Camaru, será uma etapa da Expoinel – Exposição Ranqueada do Nelore, que já é considerada a segunda maior exposição de gado Nelore de Minas Gerais, de acordo com a AMCN – Associação Mineira dos Criadores de Nelore. O evento receberá entre 300 e 400 animais, vindos de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, além de outras regiões do País.

Na Expoinel os criadores de Nelore expõem seus animais, que serão avaliados para definição do ranking nacional. “Realização de Negócios não estão descartadas, mas o foco da exposição é definir o ranking nacional da raça. Estamos trazendo essa etapa para Uberlândia, porque sem dúvida nenhuma é um evento que agregará muito para a Femec, que é uma das maiores feiras do Brasil”, disse Dagmar dos Santos, presidente da ACNTM (Associação dos Criadores de Nelores do Triângulo Mineiro).

Para Luiz Roberto dos Santos, o Robertinho, diretor da empresa de processamento de dados credenciada pela Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a exposição em Uberlândia será uma das maiores do Brasil, tanto que já existem planos mais ousados para o ano que vem. “A Femec vai receber o melhor gado Nelore dos grandes criadores do Brasil, isso deve aumentar o interesse de outros criadores e assim, em 2017, são grandes as chances de realização de um leilão da raça durante a exposição”, revelou.

Líder no ranking nacional, o pecuarista Nielce Crispim, da Agropecuária Vila dos Pinheiros, com propriedades em Salto (SP) e Nova Andradina (MS), destaca a importância da Exposição Ranqueada em Uberlândia. “É uma região importante no setor pecuário brasileiro e a Femec já é sem dúvida nenhuma uma das maiores feiras do País, por isso é importante apresentar ao público animais de elite, que estão disputando a liderança no ranking nacional”, disse Nielce Crispim, que vai expor 45 animais durante a Femec.

Na ponta dos cascos

            O gestor executivo da AMCN – Associação Mineira dos Criadores de Nelore -, Loy Rocha, disse que a exposição em Uberlândia é importante para o ranqueamento estadual e nacional, porque os criadores querem obter boa pontuação. “Como estamos no início do ranking, o gado chegará em Uberlândia, no melhor da sua forma. Teremos sem dúvida nenhuma, os melhores criatórios com os melhores animais, ou seja, o gado estará na ponta dos cascos, impecáveis”, destacou.

Sobre a realização de negócios durante a exposição, Loy Rocha, disse que acontecem o tempo todo. “É claro que o foco é o ranking, mas com certeza serão fechados em Uberlândia, os negócios de beira de cerca. É inevitável que negociações aconteçam em evento como este, que apresentará animais de alta qualidade”, concluiu.

Os animais começam a chegar após o dia 23 e serão expostos nos pavilhões 3, 4 e 5 do Parque de Exposições. A responsabilidade do julgamento será dos juízes:  Alysson Ricardo Magalhães Sampaio, Luis Renato Tiveron e João Augusto Farias.

A etapa da Expoinel durante a Femec é homologada pela ACNB com participação da AMCN (Associação Mineira dos Criadores de Nelore), que será responsável pelas inscrições e fiscalização e ACNTM, que cuidará de toda estrutura para realização do evento.

Categorias: Geral