O Seminário sobre Agrotóxicos, que será realizado no dia 30 de março, a partir de 13h30, no Auditório do Camaru, terá como objetivo informar os aspectos técnicos e legais sobre uso de agrotóxicos e afins, além de tratar de iniciativas que têm sido construídas após a legislação que é o marco legal para o enfrentamento desta questão. O seminários falará ainda sobre a imprescindível ação de fiscalização e o controle sobre o correto cumprimento da legislação e uso de agrotóxicos e a atuação do profissional de engenharia agronômica seguindo os preceitos éticos da profissão e dentro dos padrões que não coloquem em risco a saúde humana e o ambiente.
Entre os principais pontos que serão abordados no seminário estão a produção e registro, transporte, comercialização, utilização, sintomas de intoxicação e prevenção, devolução das embalagens vazias e receituário agronômico. Como destaque estará a assistência técnica de qualidade, que pressupõe uma visão global do problema e o conhecimento sobre a propriedade rural e a real situação da lavoura, do agente causal e a intensidade do ataque. Será reforçado o alerta à sociedade sobre os perigos da manipulação e do uso indevido e discutidas alternativas que estimulem o uso adequado.
Na abertura, às 13h50, o tema ‘Legislação Federal de Agrotóxicos’ terá como palestrante, o coordenador geral de agrotóxicos e afins, no Ministério da Agricultura, Júlio Sérgio de Britto. Já o gerente de defesa sanitária vegetal do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Nataniel Diniz Nogueira, será responsável pela palestra ‘Política dos agrotóxicos: Uso e Consequência’. Para o tema ‘Logística Reversa – O que fazer com embalagens vazias de agrotóxicos’, o palestrante será Jair Furlan, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias.
No período da tarde, 16h30, também no Auditório, Geraldo Silvio, do Dmae, abordará o tema ‘Responsabilidade Socioambiental na Aplicação de Agrotóxicos’. Na última palestra do Seminário, Silvia Fonseca Magalhães, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), ministrará palestra sobre o tema ‘Vigilância da saúde do Trabalhador Rural: Diagnóstico do trabalho no Campo’.