FEMEC 2025

Mais de 52 mil visitantes passaram pelo Parque de Exposições Camaru em 4 dias

O fechamento de negócios na Femec – feira do agronegócio mineiro – realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia, de 22 a 25 de março, ultrapassou a casa dos R$219 milhões. Em quatro dias o evento recebeu 52 mil visitantes de cidades da região e de outros estados brasileiros. O resultado foi o maior já registrado em seis edições do evento. A feira encerrou atividades às 20 horas de sábado (25) com participação de 120 expositores de diferentes segmentos do agronegócio, como a indústria de máquinas e equipamentos agrícolas, sementes, defensivos e fertilizantes, instituições financeiras, montadoras de veículos utilitários e de passeio, além de entidades públicas e privadas ligadas ao agronegócio. O valor consolidado desta vez foi cerca de 12% superior ao da última edição da feira e se aproxima da projeção feita pela Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA), da Abimaq, que apontou crescimento de 15 % nas vendas do setor para este ano.

Na visão do presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Soares Fonseca, a feira foi bastante positiva para o agricultor. ”Eu acredito que o ambiente de negócios prevaleceu esse ano e cada feira que passa a consolidação é certa, pois esse é um grande evento dos produtores rurais. As indústrias e as empresas acreditam na Femec e com isso as condições oferecidas aqui dentro são bem melhores. Este ano tivemos muitas tecnologias para mostrar aos produtores rurais”, disse. Além da geração de negócios dentro da feira, o evento movimentou hotéis da cidade o que mostra que recebe visitantes de outras partes do país. “Esperamos que a feira caminhe para uma nacionalização”, concluiu.

Para João Carlos Semenzini, coordenador do evento, a Femec superou todas as expectativas tanto em estrutura, público, quanto em vendas e tecnologia apresentada.  “Todos que participaram ficaram satisfeitos, desde expositores ao público em geral. Para o próximo ano já temos expectativa de oferecer estrutura ainda mais apropriada para receber os visitantes. Com certeza também teremos novas empresas, pois recebemos executivos que disseram que o ano que vem estarão presente na feira”, disse.

Semenzini destaca ainda que mudanças aconteceram para melhorar a circulação de visitantes pela Femec. “Em relação ao layout fizemos umas mudanças que acrescentaram, pois montamos uma praça de alimentação ao lado de várias instituições e montamos a Arena Automotiva que recebeu várias empresas de veículos que ficaram bem distribuídas”, disse.

A Femec este ano teve patrocínio da Codemig e participação de criadores de bovinos e equinos que participaram de feiras para venda direta de animais, campos demonstrativos de sementes e insumos e prova de Três Tambores com renda revertida para a AACD. Já as palestras totalizaram cerca de 3 mil pessoas atendidas.

Informações podem ser obtidas no site www.femec.com.br

 

Solidariedade

A feira este ano promoveu uma ação solidária com a realização de uma prova de Três Tambores com renda revertida para a AACD. Para o analista de Marketing e Captação da AACD, Janyer Guilherme de Souza, o evento ajudou bastante a instituição com a prova do Tambor Solidário. “Para nós da AACD foi uma experiência muito gratificante, agradecemos a ACC e o Sindicato Rural de Uberlândia que abriram as portas esse ano com o primeiro tambor solidário da AACD. Isso é muito importante, pois contamos com a presença do público no nosso stand onde passamos informações sobre a instituição. Além disso, a arrecadação com as inscrições foi muito boa”, afirmou.

Categorias: Geral