FEMEC 2025

Um café da manhã será oferecido para associadas, lideranças e formadoras de opinião; a programação do 2º Encontro de Mulheres Mineiras do Agronegócio será apresentada na ocasião

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Sindicato Rural de Uberlândia irá promover neste dia 8 de março, um café da manhã para associadas, lideranças do setor e formadoras de opinião. O encontro será às 8h30, no hall de entrada da sede da entidade na Av. Juracy Junqueira Rezende, 100, Parque Camaru. Além de celebrar a importância da data, o evento também servirá para divulgar a programação do 2º Encontro de Mulheres Mineiras no Agronegócio, que vai acontecer durante a FEMEC 2022.

Além de ser uma homenagem às mulheres que estão envolvidas diretamente com o agronegócio, é uma forma de envolver as associadas do Sindicato Rural no que será discutido no 2º Encontro Mulheres Mineiras no Agronegócio. Para a diretora do Sindicato Rural de Uberlândia, Cristiane Castro, especialmente para as mulheres do agro este é um mês importante. “Além de ser comemorado o Dia Internacional da Mulher, acontecerá a FEMEC 2022. E a nossa intenção é fazer uma homenagem e reverência a essas mulheres batalhadoras que lutam, muitas das vezes sofrendo preconceito por serem mulheres. Portanto, essa é uma homenagem mais do que merecida, ” afirma a diretora. “Queremos apresentar para todas elas a nossa FEMEC e a importância do Encontro de Mulheres com palestras interessantes com mulheres de perfil arrojado, batalhador e lutador para poder engrandecer ainda mais o trabalho de todas elas no agro. Esperamos contar com todas porque vai ser um grande encontro e uma grande homenagem”, concluiu.

Uma das organizadoras do evento, Luciene de Souza, fundadora do Clube Moeda de Troca, explica a importância de encontros como esse. “Vai ser um evento importante para o Sindicato Rural de Uberlândia, e mais ainda para as mulheres que atuam no agro. Será o primeiro evento dedicado às produtoras rurais associadas ao sindicato. Além delas, também teremos a presença de lideranças femininas do agronegócio em Uberlândia e região”, afirmou a empresária.

O café da manhã vai mostrar a força e o entusiasmo das mulheres para o encontro, que é uma das principais atrações da Femec 2022. Com expectativa de mais de 500 empreendedoras presentes, Luciene faz questão de enfatizar o poder que a Moeda de Troca tem na região. “Com três anos de existência, a Moeda de Troca ajuda na jornada da mulher empreendedora. Nós oferecemos cursos, capacitações, treinamentos, rodas de conversa, rodas de investimentos. Nosso intuito é que as mulheres se conectem e que façam parte de outras experiências para assim empreender melhor. Nós já impactamos direta e indiretamente mais de 15 mil mulheres”, disse Luciene.

A união dessas mulheres empreendedoras vem provando que o agro também é um espaço delas, e ainda segundo a empresária, o momento será muito mais que um café da manhã. “Este será um momento de darmos voz e protagonismo às mulheres que conhecem, se desenvolvem e buscam gerir os negócios em que estão à frente com qualidade, inovação e sustentabilidade. Vamos promover uma conexão ímpar de mulheres preparadas, capacitadas e que ocupam espaço no campo com categoria. Queremos ver esse grupo de mulheres crescer muito. E o Sindicato Rural de Uberlândia sai na frente apostando, apoiando e acreditando na força da produtora rural”, finalizou Luciene.

FEMEC 2022

A 9ª edição da FEMEC – Feira do Agronegócio Mineiro – será realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia de 22 a 25 de março de 2022, das 9 às 20 horas, no Parque de Exposições Camaru – Av. Juracy Junqueira Rezende, nº100. A feira consolidou-se como o principal momento para compra de maquinário e insumos agrícolas no calendário de eventos de negócios em Minas Gerais, em razão de seu histórico de negociações em condições e preços diferenciados para financiamentos. A FEMEC 2022 conta com patrocínio da CAIXA e oferecerá amplo programa de palestras, entrada e estacionamento gratuitos. Este ano a feira traz como tema central o conceito “Agronegócio Sustentável Alimentando o Mundo”. Em quatro dias deverão ser gerados, em Uberlândia, mais de R$750 milhões em negócios, com a presença de 140 expositores das principais marcas de máquinas, equipamentos, implementos, sementes, fertilizantes e defensivos agrícolas, e ainda, veículos para transporte de cargas e de passageiros. Para acesso à feira será solicitado credenciamento, que poderá ser feito preferencialmente de forma antecipada ou no local do evento. Para mais informações acesse http://www.femec.com.br/.

Sustentabilidade no Agronegócio

A modernização recente da agricultura brasileira já é uma experiência bem-sucedida de intensificação da produção agrícola. O principal indicador é a produtividade. O estudo “Visão 2030: o futuro da agricultura brasileira” elaborado pela Embrapa com sinais e tendências relacionados ao futuro da agricultura, mostra que em cada hectare se produz hoje no país três vezes mais grãos do que em 1975. A intensificação ajudou o Brasil a ter, atualmente, 66% de suas terras cobertas por vegetação nativa. As lavouras e florestas plantadas ocupam 9% do território nacional. Pastagens plantadas cobrem 13% e as pastagens nativas correspondem a 8% da área total do país. Agricultura e pecuária ocupam, somadas, 30% do Brasil. Fonte: Embrapa

Categorias: Geral