FEMEC 2025

O primeiro dia de atividades da FEMEC recebeu 10.679 visitantes no parque de exposições Camaru, nesta terça-feira (22). A abertura do evento aconteceu no auditório do Pavilhão do Agronegócio e reuniu autoridades como o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, o presidente do Sindicato Rural, Thiago Silveira; o presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Antônio Pitangui de Salvo; o governador do Estado, Romeu Zema e a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Maria Valentini.

Diante de um público de mais de 700 pessoas no auditório do Pavilhão do Agronegócio, o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Silveira, afirmou que a qualidade do público presente na feira hoje demonstrou a importância que o evento tem para o agronegócio. “Temos o privilégio de ver esse parque repleto de marcas, com mais de 215 empresas e as principais instituições financeiras. Aqui cito o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, com esse grandioso apoio que tem dado para nós”. Para Silveira, as instituições são a mola propulsora para a fazer a economia girar. “Nós precisamos sensibilizar o Governo Federal de que juros de 13, 14%, que lá na frente viram 16, 17% não funcionam para o agronegócio”, alertou. O presidente lembrou ainda a atual crise vivida no setor de insumos. “Este é um dos temas que serão abordados na FEMEC. É importante lembrar que um insumo que custava R$ 1.500, hoje custa R$7.000 e, que talvez com essa guerra, nem tenha. Então eu quero aqui deixar esse pedido para os nossos parlamentares: trabalhem pelo Agronegócio”, concluiu.

Um Termo de Cooperação para desenvolvimento do Polo Agromineral foi firmado entre o Banco do Brasil e a Prefeitura Municipal de Uberlândia, para a execução do programa conjunto de aplicação de crédito rural, visando financiar as necessidades do produtor rural relativas à adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança e das boas práticas agrícolas. Na ocasião foi assinada também a carta de intenções para ampliar ações em conjunto, com a Companhia de Promoção Agrícola, e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), no que diz respeito à caracterização de agrominerais, como remiralizores de solo no município. Diante de produtores rurais e prefeitos, Odelmo Leão reforçou a necessidade de união. “Estamos passando por um momento grave no agronegócio, que precisa de apoio, políticas públicas e inovação. Juntos podemos revolucionar o campo com o pó de rocha. O agronegócio depende de todos nós. Eu agradeço a todos por estarem presentes a esse marco que representa o dia de hoje para o futuro da produção de alimentos no país”, declarou.

O presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Antônio Pitangui de Salvo, também participou do evento. Em seu discurso, ele destacou a necessidade de fortalecer os elos das diversas cadeias do agro brasileiro e mineiro. “O Sistema FAEMG se orgulha de estar aqui vendo uma feira desta, do tamanho que somos. Temos que levantar a cabeça, o Brasil precisa de nós”, disse, na solenidade. “Temos que ter estratégias juntos, para um futuro breve que nos exige urgência neste momento pós-pandemia e agora com os problemas da guerra, onde poderão faltar nutrientes básicos para as nossas plantas e animais. Precisamos planejar mais para fazer o Brasil continuar crescendo e sendo o país que sempre desejamos para nós e para os nossos filhos”, disse.

A secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Maria Valentini, destacou na abertura a importância do tema “Agronegócio Sustentável Alimentando o Mundo” e que esse deve ser um lema cada vez mais fomentado para o avanço do agronegócio mineiro. “Todos nós precisamos produzir, mas sem esquecer a sustentabilidade, essência para que esse trabalho tão importante siga à frente”. O governador Romeu Zema lembrou que o Triângulo Mineiro registrou crescimento da produção de grãos e também de proteína animal, o que proporciona geração de empregos e desenvolvimento econômico. “Eu fico muito satisfeito de estar hoje aqui ao lado do produtor rural participando desse evento, que é a segunda maior feira de negócios da agropecuária do Brasil”, destacou o governador.

Marcos do Polo Agromineral

Com o Banco do Brasil, representado pelo superintendente estadual, Gustavo Henriques da Rocha, o Município assinou um termo de cooperação para o desenvolvimento da cidade como Polo Agromineral Verde. Na prática, o documento facilita o acesso de mineradoras e produtores rurais a linha de crédito para apoio na produção e comercialização de remineralizadores de solo como o pó de basalto- abundante em Uberlândia.

Café da manhã com produtores

Pela manhã, antes da abertura da FEMEC, a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Valentini se reuniu com produtores rurais da região na sede do Sindicato Rural de Uberlândia para ouvir algumas reivindicações. Entre as pautas estavam a questão da alta dos fertilizantes e incentivos para o crédito ao pequeno produtor. Na ocasião, Valentini destacou o importante trabalho realizado pela Emater de melhoramento do solo para que haja menos dependência de fertilizantes nas terras mineiras.

Categorias: Geral