Cerca de 70 mil visitas foram registradas no parque de exposições Camaru em quatro dias; mais de 60 setores da economia são beneficiados na cidade com a realização do evento
Um público estimado em mais de 70 mil visitas foi registrado no parque de exposições Camaru durante a 9a edição da FEMEC – Feira do Agronegócio Mineiro. Em quatro dias de evento foram gerados mais de R$1 bilhão em negócios pelos 215 expositores que participaram da feira. Estima-se ainda que, entre 4 e 5 mil empregos foram gerados de forma direta e indireta em razão do acontecimento na cidade. Os dados apurados pela organização do evento consolidam a FEMEC, ainda mais, como a principal feira de Minas Gerais para comercialização de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas, além de veículos utilitários e de passeio, empresas de irrigação, náutica, energia solar, geradores de energia, imóveis rurais, criadores de bovinos e de equinos, entre outros. A FEMEC 2022 foi realizada com patrocínio da CAIXA e do Banco do Brasil e apoio do SISTEMA FAEMG SENAR / INAES / SINDICATOS, Prefeitura de Uberlândia, Sebrae e Emater.
Para a economia do município, a FEMEC também trouxe efeitos positivos significantes. De acordo com informações da associação VISITE UBERLÂNDIA – entidade sem fins lucrativos que atua na captação, geração e apoio a eventos – está comprovado que eventos como a FEMEC movimentam 67 setores da economia local. Empresas de vários segmentos, tais como hotéis, restaurantes, montadoras de estandes, empresas de comunicação visual, de segurança, logística, bares, casas noturnas, postos de gasolina, farmácias, padarias, mercearias, entre outras, são beneficiadas pelo evento. Hotéis da cidade, segundo o órgão, registraram lotação máxima em dias de pico da feira e a rede hoteleira de forma geral teve em média 90% de ocupação do período de montagem e realização da FEMEC.
Para o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Silveira, a feira superou as expectativas em todos os sentidos. “Os produtores rurais compareceram em peso e também a população, que pode conferir o que o agronegócio tem para oferecer para a comunidade como um todo. Nos sentimos realizados com que aconteceu, pois fomos bem-sucedidos em todos os aspectos. Percebemos que as empresas, os produtores rurais e a sociedade valorizam aquilo que é feito com qualidade. Quando investimos em um ambiente bom, moderno e com infraestrutura adequada, e trazemos palestrantes de renome, conseguimos atrair público de qualidade. O resultado só poderia ser positivo, não teria como ser diferente”, disse o presidente.
Além de números expressivos de negócios, a FEMEC atendeu mais de 2500 pessoas em palestras, painéis e clínicas tecnológicas, no auditório do Pavilhão do Agronegócio e nos estandes do SISTEMA FAEMG, do SEBRAE, da EMATER, da UFU e da PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. Entre eles, a discussão sobre commodities e biocombustíveis, e o cenário de fertilizantes no mundo conduzida por Marcos Fava Neves, o Doutor Agro, a palestra sobre agricultura sustentável com Tarcísio Cobucci e o cenário da soja do Brasil com Sérgio Abud. Destaque também para o 2° Encontro de Mulheres Mineiras do Agronegócio, realizado em parceria com o Clube Troca de Mulheres, que trouxe a empresária e produtora de conteúdo do agro, Camila Telles.
Autoridades marcaram presença na FEMEC 2022, destacando a relevância da feira no cenário político econômico nacional. Entre elas estiveram no parque de exposições o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão; o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli; o presidente da FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS, Antônio Pitangui de Salvo; o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães e o vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, Renato Naegele.
No Espaço da Pecuária muitos criadores e empresas envolvidas na atividade se reuniram para a troca de informações e negociações. Durante a FEMEC mais de 550 animais estiveram no parque, onde participaram de torneios e exposições ranqueadas das raças Gir Leiteiro e Nelore, mostra e comercialização da raça Senepol e exposição da raça Mangalarga Marchador.